segunda-feira, 6 de abril de 2009

Período Pré-colonial




O período pré colonial
O período pré colonial foi o período em que Portugal não se interessou pela efetiva colonização do Brasil em função deste não preencher os seus interesses mercantilistas (metais e comércio).
Os principais motivos para o desinteresse de Portugal pela colonização foram que os portugueses não encontraram, no Brasil, sociedades organizadas com base na produção para mercados. O Brasil aparentemente não oferecia metais preciosos nem produtos para o comércio. Pelo fato da crise demográfica portuguesa e também porque Portugal estava concentrado em torno do comércio Oriental (índias).
Durante esse período Portugal limitou-se a enviar para o Brasil expedições de reconhecimento e de defesa e iniciou a extração do pau-brasil.
Ocorreram se algumas expedições exploradoras:
• Gaspar de Lemos (1501).
• Gonçalo Coelho (1503).
+ objetivos: fazer o reconhecimento geográfico e verificar as possibilidades de exploração econômica da nova terra descoberta.
+ resultados: denominação dos acidentes geográficos e constatação da existência de pau-brasil.
• Cristóvão Jacques (1516-1526).
+ objetivos: policiar o litoral e expulsar os contrabandistas.

Exploração do pau Brasil:

O pau Brasil tinha um grande objetivo econômico para os portugueses, seu tronco servia para fabricar um corante vermelho e a madeira para moveis, quem cortava a madeira e levava para os navios eram os índios, os portugueses davam objetos que os indígenas apreciavam em troca do pau, o famoso escambo (tipo de relação de trabalho onde há troca de serviço/mercadoria por outra mercadoria).


Fonte: Nova história crítica do Brasil: 500 anos de história malcontada / Mario Furley Schimidt. - São Paulo: Nova Geração, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário