quarta-feira, 1 de julho de 2009

As invasões estrangeiras


No século XIX, vários países estavam passando pela expansão marítima. Por isso embarcações holandesas e inglesas navegavam próximas ao Brasil, até que ocuparam parte do território para criarem colônias próprias. A primeira invasão francesa aconteceu em 1555 no Rio de Janeiro. Eles fundaram a França Antártica. O governador geral do Brasil, Mem de Sá, comandou a expulsão dos invasores. Somada a invasão, acontecia a Confederação dos Tamoios, em que índios se uniram para retomar a terra que um dia foi deles.

A segunda invasão ocorreu em 1612, no Maranhão. Os Franceses queriam controlar a rota dos navios espanhóis e usar a região para atacar outras embarcações. Pressionados por militares espanhóis, eles abandonaram o Maranhão e fundaram ao norte a Guiana Francesa.

O rei de Portugal, Dom Sebastião, morreu sem deixar herdeiros. Seu parente mais próximo era o rei da Espanha, Felipe II, que assumiu o governo português. Assim surge a União Ibérica, mas Lisboa manteve autonomia e domínio em alguns aspectos, como na colônia brasileira. Algumas mudanças administrativas foram feitas através das ordenações Filipinas, que duraram muitos anos.

A Holanda, antiga parte do governo espanhol, comercializava intensamente com o Brasil. A partir do governo de Felipe II em Portugal, a venda de açúcar brasileiro para a Holanda foi proibida. Para manter o abastecimento de açúcar eles decidiram invadir o Brasil. A primeira tentativa foi em 1624 na cidade de Salvador, mas foram derrotados. Tentaram novamente em 1930, dessa vez em Pernambuco, e dominaram por muito tempo parte do litoral nordestino.

Em 1640 um novo rei Português foi coroado, desfazendo a união com a Espanha. Nesse mesmo tempo a Holanda não podia mais financiar do mesmo modo seu domínio no Brasil, o que provocou uma revolta nos latifundiários.

Em 1654 os Holandeses saíram, mas começaram a produzir seu próprio açúcar, criando uma concorrência que contribuiu para a crise no preço do Açúcar. Além disso, a Europa passava por uma crise grave.

A invasão holandesa colaborou também para a criação de um importante quilombo: Palmares. Um lugar onde viviam, em grande parte, escravos fugidos.




Fonte: Nova história crítica do Brasil: 500 anos de história malcontada / Mario Furley Schimidt. - São Paulo: Nova Geração, 1997.

Um comentário:

  1. Houve algum registro de alguma invasão estrangeira no estado de São Paulo?

    ResponderExcluir